Neste ano de 2021, ‘mal e porcamente’ o orçamento previsto dá para fazer a manutenção nas rodovias
O senador Jayme Campos (DEM) cobrou que o Governo Jair Bolsonaro faça investimentos na infraestrutura – ferrovias e rodovias – de Mato Grosso. Segundo ele, não há obras federais no Estado.
Na questão das rodovias federais do Estado, Jayme afirmou que o orçamento previsto para 2021 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) dará “mal e porcamente” para realizar as manutenções asfálticas.
“O que está previsto orçamentariamente é zero. Neste ano de 2021, ‘mal e porcamente’ o orçamento previsto dá para fazer a manutenção nas rodovias do território nacional”, criticou Jayme, que é o vice-presidente da Comissão de Infraestrutura no Senado.
“Algumas rodovias ainda foram esquecidas, como é o caso da BR-158. Todo ano tem estrangulamento, dá atoleiro, não trafega. A BR 174 e a 242 também, e não tem nada [obras] previsto”, emendou.
O Dnit - órgão responsável pela construção, manutenção e recuperação das rodovias federais - está com orçamento previsto para esse ano em R$ 4,2 bilhões. O valor é cerca de R$ 2,5 bilhões a menos do que em 2020.
Jayme ainda apontou que não há nenhuma grande obra de infraestrutura financiada pelo Governo Federal no Estado.
“Até que me provem o contrário, eu não conheço nenhuma obra estruturante em Mato Grosso que está sendo realizada. Eu não vejo obra. Estou cobrando o que é de nosso direito”, afirmou.
Uma das sugestões é a estadualização da BR-174 - rodovia não pavimenta no Estado de Mato Grosso e traz grandes transtornos para o escoamento de grão. O senador, no entanto, ponderou que a transferência da rodovia para o Executivo Estadual se dará apenas em último caso.
“Ela era uma rodovia de Mato Grosso e conseguimos federaliza-la, entretanto de lá para cá nada foi feito praticamente. Nas última das hipóteses, o governador Mauro Mendes propôs essa possibilidade de transformamos ela em MT para permitir que o estado assuma essa rodoviatão importante na região noroeste de Mato Grosso”.
“Lá é uma região inóspita. Falta muita infraestrutura. Tem dificuldade de saúde, educação, segurança e sobretudo a questão de logística”, completou.
Ferronorte
O senador ainda apontou uma possível má vontade do Ministério da Infraestrutura para a liberação da obra da Ferronorte – que é concessão da empresa Rumo Logística. O trecho compreende Rondonópolis – Cuiabá e Cuiabá – Lucas do Rio Verde.
“A Ferronorte está pronta para a autorização ser liberada. A concessionária que ganhou está com recurso, não dependente de um centavo de real do Governo Federal. A Rumo está pronta para iniciar as obras, desde que seja autorizada pelo Governo Federal e até hoje nada”, criticou o senador.
“Eu me acho no direito como senador da República de cobrar aquilo que é factível, não é impossível. Tem recurso, agora o Governo com tanta morosidade, não sei por qual motivo e razão. Não sei explicar”, completou.
Fonte: MidiaNews