Terça, 26 Novembro 2024 11:50

PF mira desembargadores do TJ e escritório de advogado em Cuiabá Destaque

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

 

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (26), a Operação Sisamnes, com o objetivo de investigar crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.

As investigações apontam para um suposto esquema de venda de decisões judiciais, pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados.

 

Segundo as informações, os gabinetes dos desembargadores Sebastião Moraes e João Ferreira Filho estão sendo alvos das buscas. As casas deles também são alvos. 

O escritório do advogado Roberto Zampieri, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá, também é alvo de buscas.

Zampieri foi assassinado em dezembro passado, em frente ao seu escritório.

Os desembargadres Sebastião e João Ferreira foram afastados dos cargos por uma determinação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), no dia 1º de agosto, sob suspeita de venda de sentenças. 

De acordo com as apurações da PF , os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses.

Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, são cumpridos um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal.

Além disso, há medidas cautelares, como instalação de monitoramento eletrônico, afastamento das funções públicas de servidores e membros do Poder Judiciário, sequestro, arresto e indisponibilidade de bens e valores dos investigados.

O nome da operação faz referência a um episódio da mitologia persa, durante o reinado de Cambises II da Pérsia, que narra a história do juiz Sisamnes. Ele teria aceitado um suborno para proferir uma sentença injusta.

O CASO - Os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho foram afastados após acusação de envolvimento em um suposto esquema de recebimento de propinas.

As investigações começaram a partir de dados colhidos do celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado no dia 5 de dezembro de 2023. 

Zampieri foi morto quando deixava seu escritório, no Bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.

Ele havia acabado de entrar em seu carro, um Fiat Toro, quando foi surpreendido pelo assassino e baleado dez vezes. 

O coronel do Exército Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas foi apontado como financiador do crime, enquanto o empresário Hedilerson Fialho Martins Barbosa atuou como intermediário.

O pedreiro Antônio Gomes da Silva confessou ter atirado e matado a vítima. Os três estão presos. 

O suposto mandante do crime, Aníbal Manoel Laurindo, encontra-se em liberdade provisória, cumprindo medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Diário de Cuiabá

Ler 10 vezes
SINPRFMT

SINPRFMT - Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado Mato Grosso
R. Maj. Gama, 921 - Centro Sul - Cuiabá - Mato Grosso - Cep. 78015-250
Telefone: (65) 3023-4560 - WhatsApp: (65) 99953-7349

Facebook

Localização

Contato

SINPRFMT
Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado Mato Grosso
Rua Major Gama, 921 
Centro Sul
Cuiabá - Mato Grosso
Cep. 78.020-170
Telefone: (65) 3023-4560
WhatsApp: (65) 99953-7349

E-mail: 
secretaria@sinprfmt.com.br