Quinta, 30 Novembro 2023 19:26

BOMBA Condenado por bomba no Aeroporto passa para regime semiaberto Destaque

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

 

O bolsonarista condenado por tentar explodir uma bomba no Aeroporto de Brasília, Alan Diego dos Santos Rodrigues, vai passar a cumprir a pena em regime semiaberto. A decisão foi proferida pela juíza da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, Francisca Danielle Vieira Rolim Mesquita.

A Justiça ainda pediu que a defesa de Alan apresente um comprovante do local onde ele pretende permanecer durante as saídas temporárias. Conforme decidiu a 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) há dois meses, Alan teve a pena reduzida para cinco anos de reclusão, além 17 dias-multa.

De acordo com a defesa do réu, apesar da decisão da Justiça do DF, Alan segue preso preventivamente por conta de uma ação penal que responde no Supremo Tribunal Federal (STF).

O caso

Alan Santos George Washington são condenados em duas instâncias pelo envolvimento no caso da bomba, em 24 de dezembro do ano passado. O Correio teve acesso à sentença assinada pelo juiz Osvaldo Tovani e proferida em 11 de maio. Com base na decisão, não há dúvidas quanto ao envolvimento de George e Alan no crime. Em depoimento, George confessou que recebeu o artefato explosivo em 23 de dezembro do ano passado e fez a montagem no mesmo dia.

Depois, entregou a bomba a Alan. Ainda com base na sentença, George e Alan se conheceram em frente ao QG do Exército, local onde Alan recebeu o artefato em uma caixa de papelão. “O vínculo entre ambos é inegável, afinal, no interior da caminhonete de George foi encontrada impressão digital de Alan”, frisou o magistrado.

Alan também confessou o crime à polícia e confirmou ter recebido o artefato. Ele foi o responsável por colocar o explosivo no para-lama do caminhão-tanque, próximo ao Aeroporto de Brasília. As imagens colhidas pelos investigadores da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) mostraram a ação do extremista.

Depois de deixar a bomba no local, Alan acionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, informando, numa das ligações, que tinha visto um artefato numa carreta de combustível em frente ao aeroporto. No segundo telefonema, disse ter visto uma moça correndo apavorada depois de ver uma bomba no automóvel.

O processo do blogueiro Wellington Macedo foi apensado, tendo em vista que ele estava foragido e só foi capturado em setembro desse ano. Nele, o blogueiro foi condenado a seis anos de prisão, por expor a perigo de vida, a integridade física de outro mediante explosão, arremesso ou colocação de engenho de dinamite ou de substância de efeitos análogos. O bolsonarista foi condenado a regime inicial fechado e começou a cumprir a pena após ser preso em 15 de setembro.

A participação dele, de acordo com a polícia, foi ter levado Alan até o local onde foi deixado à bomba.
 
Fonte: Correio Braziliense
Ler 54 vezes
SINPRFMT

SINPRFMT - Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado Mato Grosso
R. Maj. Gama, 921 - Centro Sul - Cuiabá - Mato Grosso - Cep. 78015-250
Telefone: (65) 3023-4560 - WhatsApp: (65) 99953-7349

Facebook

Localização

Contato

SINPRFMT
Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado Mato Grosso
Rua Major Gama, 921 
Centro Sul
Cuiabá - Mato Grosso
Cep. 78.020-170
Telefone: (65) 3023-4560
WhatsApp: (65) 99953-7349

E-mail: 
secretaria@sinprfmt.com.br